4 MINDS

4MINDS Gestão de Conhecimento

4Gym - Enviar automaticamente uma mensagem(e-mail/sms) avisando o cliente sobre quantos dias restantes na academia ele possui


O que você vai encontrar aqui:
  • Como configurar o sistema para enviar uma mensagem por e-mail/sms para o cliente, alertando-o sobre quantos dias de uso na academia ele possui
  • Como alterar os modelos de texto de e-mail e sms utilizados pelo sistema para envio das mensagens
Quais os requisitos para essas tarefas
  • Nenhum requisito
Quais os passos para realizar essa tarefa
  • Configurar os modelos de mensagens utilizados pelo sistema
  • Configurar o sistema para executar essas tarefas
IMPORTANTE: somente ative a configuração para enviar mensagem após ter configurado os modelos necessários, caso contrário a mensagem será enviada sem conteúdo.

Essa tarefa executada automaticamente pelo sistema permite que você avise o seu cliente sobre quantos dias disponíveis ele possui na academia. Por exemplo:
  • Dia atual: 15/Dez/2014
  • Vencimento da mensalidade do cliente: 18/Dez/21014
  • Quantidade de dias de antecedência configurados no sistema para envio da mensagem: 3
  • Então uma mensagem será disparada hoje(15/Dez) alertando o cliente que ele possui menos de 3 dias para uso da academia de acordo com seu pagamento.
A mensagem pode ser configurada para envio tanto para o e-mail do cliente, como por sms para seu número de celular no cadastro.
Se o cliente não possui e-mail/fone celular preenchidos no seu cadastro, a mensagem correspondente não será enviada.

Vamos ver em detalhes agora como fazer a configuração:
Configurar os modelos de mensagens utilizados pelo sistema
Para configurar os modelos utilizados pelo sistema siga esses passos:

  1. Acesse o menu de modelos de recados, Recados > Modelos > E-mail, conforme imagem abaixo:

Na listagem exibida, você vai encontrar o modelo com nome 'Enviar mensagem alertando sobre dias restando da mensalidade por e-mail', clique em editar(lápis) para entrar em modo de edição desse modelo, conforme imagem abaixo:


Aqui edite o assunto e corpo do e-mail e personalize a sua mensagem, conforme imagem abaixo:


Clique em alterar para salvar as alterações. Isso conclui o modelo de e-mail. Para editar o modelo de sms enviado, os passos são semelhantes. Acesse o menu Recados > Modelos > Sms para tarefas do sistema, conforme imagem abaixo:


Nessa tela você vai encontrar os modelos de sms utilizados pelo sistema em tarefas automatizadas. Localize o modelo com título 'Enviar mensagem alertando sobre dias restando da mensalidade por sms' e altere o conteúdo do campo de texto desse modelo, conforme imagem abaixo:


Perceba que há uma contagem de caracteres que limita a mensagem a 150 caracteres, que é o tamanho máximo do sms. Lembrando que, antes de enviar o sms, o sistema irá remover todos os acentos da mensagem.
Clique em 'Atualizar' para salvar as alterações no modelo.

Agora iremos ativar as configurações do sistema.
Acesse as configurações através do menu Administrativo > Configurações > Sistema/Catraca, conforme imagem abaixo:


É importante entender as configurações envolvidas nessa tarefa, são 3, conforme imagem abaixo:


A configuração com descrição: 'Quantidade de dias restantes do cliente para avisá-lo por e-mail/sms' deve estar ativa para a tarefa ser executada e o seu campo quantidade deve estar preenchido com a quantidade de dias de antecedência que você deseja que o sistema execute a tarefa, conforme imagem abaixo


As outras duas configurações devem estar ativas somente para indicar que a mensagem deve ser enviada através do canal(e-mail/sms) especificado, ou seja, seu campo Ativo deve ser marcado com 'Sim'. Se nenhuma delas estiver ativa(nem e-mail, nem sms) então o sistema não irá enviar nenhuma mensagem, o que teria o mesmo comportamento se a primeira configuração, 'Quantidade de dias restantes do cliente para avisá-lo por e-mail/sms' estivesse inativa.

Dessa forma, configuramos o sistema de forma correta para execução dessa tarefa:
Com as configurações necessárias ativas, o sistema executar essa tarefa diariamente e irá gerar uma mensagem quando despachar as mensagens, que aparecerá no painel do usuário através da seção 'Atividades recentes', conforme imagem abaixo:


Em caso de dúvidas, por favor, contate o suporte através do e-mail suporte@mobilemind.com.br